A Nave Coletiva, sede da Mídia NINJA em São Paulo, recebeu a oficina de fotografia para mulheres e pessoas LGBTQIAP+ ministrada pela fotógrafa Natália Hare. O evento de aprendizagem de cobertura colaborativa chamado ‘Maratona D’ELLA’ aconteceu na quinta (30), e a iniciativa faz parte do projeto ELLA SP – Encontro de Saberes Feministas.
Durante a abertura, a co-fundadora da Mídia NINJA, Dríade Aguiar, apresentou aos inscritos parte da história do Fora do Armário (FODA), afluente de gênero e sexualidade da NINJA, reforçando o objetivo do afluente de pluralizar narrativas e contar histórias com significado: “nossa intenção é traduzir os debates que acontecem no mundo, reforçar encontros e laços no Brasil e no mundo, buscando por mais políticas públicas voltadas para a população LGBTQIAPN+”, disse. Dríade também apresentou o ELLA – Rede Internacional de Feminismos, que foca em reunir e articular mulheres, além de fornecer a formação e capacitação para mulheres e lideranças feministas da cidade de São Paulo.
Depois, os inscritos para a cobertura colaborativa tiveram acesso ao cronograma de cobertura, e às recomendações necessárias acerca responsabilidade de realizar imagens em nome da NINJA/FODA.
“Identifiquem as narrativas que vocês querem contar, as histórias que são importantes, que valem a pena. Independente do espaço que você esteja, vá disposto a contar histórias, lembrando de com quem está falando, no lugar que se está falando. É um espaço sensível politicamente, e é uma responsabilidade também abordar as pessoas como um colaborador NINJA”, explica Dríade.
Após a explanação, assumiu o comando da noite a fotógrafa Natália Hare, que instruiu os colaboradores com dicas básicas de fotografia: regra dos terços, iluminação, foco, iSO, ângulos que ajudem e como conseguir o melhor ponto de vista, além de dicas para facilitar a entrega e produção de materiais em tempo real, via câmera ou celular.
“Uma boa forma de distribuir rapidamente os conteúdos é usar aplicativos como Câmera Connect e Lightroom, deixando a configuração de edição pronta para só aplicar na hora”, comentou.
Os participantes acompanharam a Marcha do Orgulho Trans, a Caminhada das Mulheres Lésbicas e Bis de São Paulo e a Parada LBGBT para colocar em prática os ensinamentos da oficina.